A BN Papéis, fundamentada em seus valores de respeito, inovação e resultado, decidiu, no ano de 2020, incrementar negócios em segmento B2C. Definido o foco no segmento de sublimação, fundou sua filial, a BN Sublimação, na cidade de São Paulo.
Nesse universo até então desconhecido para a organização, a empresa identificou diversas variáveis e encontrou um desafio para sua gestão. Assim, notou um desalinhamento muito grande de cultura sobre o negócio de sublimação.
Com essa necessidade de ampliar a cultura sobre o setor, identificou-se a carência de orientação aos trabalhadores e gestores, englobando uma boa parcela do público que de alguma forma trabalha com sublimação digital têxtil.
A BN Sublimação entendeu que o mercado é carente de fontes confiáveis sobre o assunto, ao se deparar com algumas culturas comuns como as do “mais barato”, “consumíveis paralelos” (não originais), “aprender a fazer fazendo”, “mercado informal” e “sempre fizemos assim”. Também percebeu que parte dos fornecedores pensa que, quanto menos informados seus clientes, melhor; e em um cenário pior, oferecem a eles informações dúbias, conforme seus interesses. Com essa análise, a companhia enxergou uma oportunidade.
Nos vinte anos de participação no mercado B2B, a BN Papéis (matriz) sempre prezou por vendas relacionais em que a presença e orientação ao cliente integram sua missão, abandonando a simples venda de produto e focando na oferta de valor. Essa receita tem se mostrado assertiva nesse tempo em que a empresa atua no mercado, portanto, o desafio se tornou ser relacional também no B2C. Mas, para isso, a cultura do segmento precisaria estar menos “senoidal”, mais alinhada.
Em busca desse aculturamento, a BN Papéis resgatou uma crença na importância do treinamento, pois, naturalmente, se é preciso obter conhecimento, deve-se buscar especialistas.
O fundador da BN Papéis, Carlos Alberto Stein, é fã incondicional do trabalho que o Senai faz em todos os segmentos Brasil afora. Foi essa convicção que fez a empresa buscar o Senai Theobaldo de Nigris, referência na América Latina em impressão gráfica nas mais variadas tecnologias, flexográfica, rotogravura e off set. Com esse foco, chamou a atenção e incrementou o interesse da BN Papéis, tendo em vista que impressão é uma das variáveis do processo de sublimação.
Assim, surgiu o Espaço BN Sublimação, dentro do Senai Theobaldo de Nigris, com empresas parceiras que irão promover workshops e treinamentos. Além disso, há a pretensão de incrementar, dentro dos cursos que o Senai ministra, a cadeira de Gestão de Cores para Sublimação com todas as suas particularidades. O objetivo em comum é fomentar e preparar profissionais de gestão de cor especializados em sublimação, que possam posteriormente ocupar os postos de trabalho das empresas que tanto necessitam atualmente. Entre as principais atividades que serão exercidas nesse espaço, destacam-se:
O Espaço BN Sublimação tem como objetivo reunir, em algumas oportunidades, todas as partes da cadeia desse segmento, clientes, fornecedores de insumos, fornecedores de equipamentos, fornecedores de software, corpo técnico de professores (Senai) e toda outra ajuda que possa obter do mercado, pois o conhecimento está um pouco dividido com cada um dos participantes desse segmento. A BN Papéis segue convicta que não há outro caminho, se não esse, para elevar o nível cultural sobre o assunto em questão.
Por isso, a empresa convida e se coloca à disposição de outras companhias que quiserem apoiar e usufruir desse espaço. “Conversem conosco, unamos forças para essa elevação de cultura sobre um processo que ainda permanecerá nas indústrias por muito tempo, especialmente nas têxteis”, declara Stein.
As empresas que se aliarem nesta missão terão a oportunidade de expor suas marcas e indicar seus clientes para visitas, além de ter espaço disponibilizado pelo Senai para workshops e eventos para divulgar seus produtos em parceria com a BN Sublimação.
Assegurar o fornecimento de produtos e soluções com valor excepcional e garantir o desenvolvimento da empresa e das pessoas, com responsabilidade socioambiental.
Ser até 2030 uma empresa de expressão internacional, gerando valor para todas as partes interessadas.
Considerar pessoas, instituições, comunidade e meio ambiente.
Associar pessoas, ideias e recursos visando um constante desenvolvimento humano e tecnológico.
Obter o lucro justo e admirável como resultado das operações.
Envie uma mensagem